12.05.10 - ENTREVISTA COM MAURO!

Confira aqui uma pequena entrevista com o DJ Mauro Telefunksoul, que toca este domingo (16/05) na Feira de Vinil do Rio Vermelho.

URB: Como surgiu a paixão pelos discos de vinil? Qual a importância deles em sua vida?

MAURO: A paixão surgiu desde os nove pra dez anos de idade, quando meu tio Mauro (mesmo nome do DJ) me presenteou com um disco do James Brown, Sex Machine (ao vivo). Sem falar que sou neto de músico do Exército e de família onde t
odo mundo já tocou algum instrumento. Achei a capa do disco muito louca, ele sentado dentro da prisão. Comecei a me fascinar pelos grooves e gritos de James Brown, daí ouvi rock (Titãs, Ultraje a Rigor), cheguei ao heavy metal (Black Sabbath, Iron Maiden) e virei colecionador, gastando toda a grana da mesada e da merenda escolar em bolachas (risos). Fazer o quê? Hoje tenho mais de 8 mil títulos e quero chegar aos 20 mil.

Vinil pra mim é uma droga saudável, nostálgica. Me causa uma sensação muito agradável ver o correio chegar e trazer um pacote vindo de Londres, cheio de discos novos. É lindo poder pegar na capa do vinil, observar detalhes que no CD você não enxerga ou até que são omitidos. Gasto, hoje, boa parte de meu “dindin” em vinil. Gasto porque gosto, é paixão infinita, não sei explicar, é minha cachaça!

URB: O que você tem comprado ou ouvido ultimamente?

MAURO: Sempre compro muitos vinis e CDs. Baixo (download via internet) também, mas não gosto. Acho mp3 coisa de “nerd”, sem sentimento, sem informações. Acho legal comprar CD original, tem mais qualidade e informações. Os últimos vinis que comprei foram N.A.S.A., projeto do DJ Zegon, Tony Allen, discos compactos de dub e ragga e os novos da Polysom: Pitty, Nação (Zumbi) e Fernanada Takai.

URB: Qual o futuro dos LPs?

MAURO: Vinil é o futuro! Não estraga facilmente, tem fidelidade sonora, é um master eterno. CD estraga, fura, arranha, degrada. Mp3 se perde. Se seu HD (harddisc do computador) der pau, já era! Pensem nisso. Fora a pirataria e o que ela vem causando. Todo artista de cabeça boa lança seu trampo (trabalho) em vinil. Fora que é um luxo e dura a vida toda. Amén!


MAIS NOVIDADES DESTA SEMANA NA URBANORAMA ESTÃO LOGO AÍ EMBAIXO, NO POST ANTERIOR.