RETROSPECTIVA URBANORAMA - 1 ano dando o que falar!



DE DESTAQUE NO MAIOR EVENTO DE DESIGN GRÁFICO DO BRASIL ATÉ ÉBRIAS DEGUSTAÇÕES DE CERVEJAS, MUITA COISA JÁ ACONTECEU NA URBANORAMA. FIQUE POR DENTRO AGORA DE UM POUCO DESSA HISTÓRIA.


Muita gente pode considerar a Urbanorama apenas uma lojinha bacana, mas o mundo do comércio pode ser muito mais criativo e produtivo do que se imagina. Veja abaixo o que aprontamos em apenas um ano de vida.

***
No segundo semestre de 2008, a Urbanorama abre suas portas em um dos bairros mais interessantes e boêmios da cidade, o Rio Vermelho. A rua é o local escolhido. Estar na rua é permitir um constante diálogo com a vida urbana, viver os sons, a dinâmica e a explosão das cores da cidade, e também conhecer as pessoas em seu cotidiano. Uma infinita inspiração!

Logo nesse primeiro momento, a loja, já colorida pelo graffiti, é palco de lançamentos de produtos da terra, exposições fotográficas e festinhas bacanas. A Urbanorama passa a apoiar espetáculos e produções visuais de artistas independentes da Bahia. Começam a ser vendidas aqui as camisetas embaladas em latas de leite e em sacos de papel reciclado. Sustentabilidade a mil!

Em dezembro de 2008 a Urbanorama entra de vez no mundo virtual e ganha vários adeptos e seguidores nas redes sociais da internet. Música, teatro, cinema, fotografia, literatura, ilustração, design, moda e gastronomia estão cada vez mais presentes na loja, que já começa a ser reconhecida como um lugar que oferece a baianos e turistas produtos que vão muito além do berimbau, criados por alguns dos melhores artistas e escritores locais, mas também por anônimos que fazem a diferença e precisam ser descobertos.

No início de 2009, mais precisamente em fevereiro, acontece na loja o lançamento da ZUPI, prestigiada revista de arte e design de São Paulo. A festa reúne muitos talentos locais, entre músicos, designers, tatuadores, escritores, cineastas, atores e atrizes.

Em maio do mesmo ano, a Urbanorama ganha destaque nacional quando é convidada para expor seus produtos no maior evento brasileiro de design, o Pixel Show 2009, que aconteceu pela primeira vez em Salvador. Na oportunidade, apresenta quatro artistas visuais baianos das áreas de design, ilustração, graffiti e fotografia, criando um ambiente com muita arte e sustentabilidade e se tornando um dos espaços mais disputados do evento.



Em junho, em conjunto com uma equipe de profissionais do Cinema Baiano, a Urbanorama inicia sua captação de curtas e longas produzidos pelos cineastas baianos com o objetivo de comercializar na loja esta vasta obra muitas vezes não disponibilizada ao grande público.

Cerveja boa para a Urbanorama é ouro! E assim foi criado o evento mais ébrio da cidade, a Degustação de Cervejas Especiais da Urbanorama. Em julho de 2009 a loja realiza a primeira edição da degustação, que é vista como uma boa desculpa para sair de casa e “tomar umas” sem compromisso.


Já em agosto, a loja entra em parceria com a Selma Santos Produções e a Disney / PIXAR, um dos maiores estúdios de animação do mundo, na campanha de lançamento do filme UP - Altas Aventuras em Salvador.

No mês de outubro de 2009 acontece a 2ª Edição da Degustação de Cervejas. Foram trinta disputadas vagas, um sucesso! No mesmo mês a Urbanorama fecha parceria com o maior mercado gourmet do Nordeste, a Perini, um dos nossos principais fornecedores de bebidas especiais.


Já se fala muita coisa para 2010. Novos eventos e projetos virão para acabar de vez com as barreiras cafonas do varejo. E você, como sempre, será nosso parceiro nessa jornada. Que venha o novo ano!


Abraços e beijos,


Fabio Dias e Fábio Sena

+ URBANORAMA