URBANIDADE PROVOCANTE - Loja evoca a cultura das ruas e renova o comércio da cidade

Unir moda, música e literatura já não é grande novidade. Mas juntar tudo isso ao mundo das smoke shops é, no mínimo, provocante. Apostando nesta fórmula, dois jovens amigos empreendedores se juntaram e criaram a URBANORAMA, loja de rua que não poderia ter outro endereço senão o cultural e boêmio bairro do Rio Vermelho.

Para a criação da loja, parte da idéia veio de fora, principalmente das casas do segmento de tabacaria dos Estados Unidos e da Europa, que são mais ousadas, criativas e referências para o resto do mundo. A outra, e maior, parte da inspiração, veio das ruas e da dinâmica da cidade. “Somos, em formato de loja, um esforço de resgatar elementos fundamentais para a nossa cultura. E para lembrarmos sempre desta meta, carregamos no nome o panorama urbano”, assegura o empresário Fábio Sena, 28, um dos proprietários da loja.

PRODUTOS

Entre narguilés, bongs, sedas, cachimbos e rapés, o visitante encontrará na URBANORAMA camisetas exclusivas que versam sobre música, cinema e cultura pop, além de uma variedade de chapéus, livros, discos, fotografias e artigos de presentes descolados. É preocupação freqüente da loja oferecer sempre produtos que tenham bagagem cultural envolvida, além de design e preço justo.

Mal abriram as portas, os proprietários já prometem para o final do ano artigos novos e inusitados. “Em novembro e dezembro estaremos trazendo da Europa novidades que vão dar o que falar”, revela o sócio, xará e publicitário, Fabio Dias, 30, que também é vocalista de uma importante banda do cenário alternativo da cidade, a Radiola.

QG DO INDEPENDENTE

A loja também acolhe o que se produz de melhor na cidade, apostando na qualidade e profissionalismo dos artistas e escritores locais. A URBANORAMA acredita que atitudes como essas estimulam a produção artística independente de Salvador, além de incentivar o empreendedorismo desses profissionais talentosos, gerando renda, e em alguns casos, combatendo o desemprego.

Seguindo o conceito da sustentabilidade, a URBANORAMA se preocupa também em acolher artistas que, além de oferecer os produtos em si, possam contribuir com a consciência ecológica e tenham atitudes inovadoras, o que pode ser visto nas embalagens de algumas camisetas, por exemplo.

Pensando em expandir o alcance da loja, Dias, que viveu e vive as dificuldades de fazer parte da cena independente baiana, comenta: “hoje já abrimos o ponto de venda para músicos, artistas, fotógrafos e escritores, mas também estamos empenhados em trazer os outros tipos de arte, como cinema, por exemplo. Aliás, se você souber de alguém...”.